A História do Linux

|


1.1. A História do Linux

O Kernel do Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidades de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Internet. Linus Torvalds iniciou cortando (hacking) o kernel como um projeto particular, inspirado em seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tannenbaum. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). E depois de algum tempo de trabalho em seu projeto, sozinho, ele enviou a seguinte mensagem para comp.os.minix:

Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios "device drivers" ? Você está sem um bom projeto e esta morrendo por colocar as mãos em um S.O. no qual você possa modificar de acordo com suas necessidades ? Você está achando frustrante quando tudo trabalha em Minix ? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto ? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.

Como eu mencionei a um mês atrás, estou trabalhando em uma versão independente de um S.O. Similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estágio em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando), e eu estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso rodando bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc. nele.

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o Sistema Operacional que é hoje, uma grande maravilha.

1.2. O que diabos é Linux?

Linux é uma cópia do Unix feito por Linus Torvalds, junto com um grupo de hackers pela Internet. Pretende-se que ele siga conforme com o padrão POSIX, padrão usado pelas estações UNIX.

Ele inclui proteção entre processos (crash protection), carregamento por demanda, redes TCP/IP, alem de nomes de arquivos com até 255 caracteres, multitarefa real, suporte a UNICODE, shared libraries, memória virtual, etc.

O Kernel é o núcleo do sistema operacional, e está sob os termos do GNU General Public License

1.3. Meu micro suporta Linux?

Para que seu micro suporte Linux, você precisa de um 386/486/586, com no mínimo 2Mb RAM. É recomendável utilizar 8Mb RAM para rodar outros programas úteis e o X - Windows. Além disso, você precisa de um disco rígido também. Eu mesmo uso... Um Pentium 100, com 24MB RAM, 1gb para Linux Native e 64 para Linux swap. Na memória swap, é recomendável que se coloque o dobro de sua memória RAM. No meu caso, é mais que o dobro.

O Linux também pode rodar em Laptops, ele é bem compatível.

1.4. Quanto espaço em disco preciso para o Linux?

O mínimo espaço utilizável para Linux é 10Mb, para você testá-lo.
Agora para uma boa utilização, recomenda-se colocar uns 400Mb a 600Mb... Eu uso 1Gb


1.5. Estrutura de diretórios do Linux

Bem, a estrutura de diretórios de um Linux típico é mostrada nesta tabela:

• bin - Arquivos executáveis(binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema e que são usados com freqüência;

• boot - Arquivos estáticos de boot de inicialização(boot-loader);

• dev - Arquivos de dispositivos de entrada/saída;

• etc - Configuração do sistema da máquina local com arquivos diversos para a administração de sistema;

• home - Diretórios local(home) dos usuários;

• lib - Arquivos da bibliotecas compartilhadas usados com freqüência;

• mnt - Ponto de montagem de partição temporários;

• root - Diretório local do super usuário (root);

• sbin - Arquivos de sistema essenciais;

• tmp - Arquivos temporários gerados por alguns utilitários;

• usr - Todos os arquivos de usuários devem estar aqui (segunda maior hierarquia);

• var - Informação variável.


1.6. Linux = Unix ?

Limpo, claro e definitivo: O Linux NÃO é UNIX, o Linux é "um Unix".

Você deve estar pensando? Que loucura... mas calma, não é bem assim :-)

O UNIX é uma marca registrada do Unix Lab (parece que andou mudando de nome e até fechado. Alguém sabe algo mais certo ? ). Todos os sistemas baseados naqueles códigos são chamados de uma forma geral de UNIX.

O Linux foi escrito desde o inicio pelo Linus Torvalds e não contem nenhuma linha de código do UNIX. Mas o Linux foi escrito para ser conforme o padrão POSIX, que deve ser o padrão da API (Application Programming Interface) Unix, que em última análise pode ser resumido (forçando um pouco a barra) como sendo as chamadas do sistema. Por isto se diz que o Linux é *um* Unix (não UNIX ). Tem uma diferença sutil aí.

Por causa da API POSIX, do conjunto de utilitários (FSF/GNU em sua maioria) e do uso do X - Windows ( XFree ) o Linux é tão parecido com o UNIX que existem empresas que usam o Linux para desenvolver para UNIX que não seja o dela mesma (por exemplo a IBM e a Microsoft ). Veja que a Microsoft está tentando transformar o NiceTry em um Unix ( ela espera que algum dia no futuro seja um Unix melhor que o Unix - algo assim como o Linux ;)), e para isto está aproximando-o do padrão POSIX.

Tutoriais:

• Para baixar o manual Linux, clique aqui.
• Para baixar o manual do Ubuntu 10.4, clique aqui.
• Para baixar o Linux From Scratch - Versão 6.1, clique aqui.


Para baixar as Revistas Fedora Brasil:

 

©2009 Linux Menu | Template Blue by TNB